segunda-feira, 2 de maio de 2011

Marcante

Americanos festejam anúncio da morte de Bin Laden junto ao local das torres gémeas


No dia 2/05/2011 foi anunciada pelos os Estados Unidos a morte de Osama Bin Laden.
O inimigo número 1 dos EUA foi assassinado em uma operação para matá-lo que já durava 10 anos. Desde o atentado de 11 de setembro, tornou-se uma questão de honra para os americanos o assassinato do mandante da tragédia. Na época do atentando o então presidente Bush pronunciou que "não importa quanto tempo leve, a justiça será feita" e segundo ele, hoje ela foi feita. 

Claro que a captura de Osama e o consequente assassinato dele era uma ação necessária não só para "lavar" a honra dos americanos mas também para ajudar na luta contra o terrorismo no mundo. Porém, creio que dizer que a justiça foi feita é de certa forma errado, pois como que o assassinato de um homem, mesmo ele sendo o líder da Al-Qaeda, justificaria a morte de milhares de pessoas inocentes nos vários atentados praticados por ele? Nada justificaria o que ele fez e nem significaria justiça às várias vítimas, é inexplicável.
O que realmente existia para os americanos era a vontade de vingança, e de certa forma não é errado esse desejo da parte deles. E para o mundo representa que ainda resta esperança contra o terrorismo e que "o lado do bem" não vai desistir até conseguir o fim do mesmo. Espero agora que as pessoas que consideram Osama um mártir não queiram também fazer a justiça com as próprias mãos, porque senão será uma guerra sem fim.
Mas uma coisa eu ainda não vi nessa história toda: o corpo de Osama. De duas uma, ou os Estados Unidos jogaram mesmo o corpo ao mar para seguir a tradição muçulmana(segundo o porta-voz do centro Al-Azhar, o islã é contra sepultamentos no mar), ou jogaram na verdade para evitar a peregrinação dos seguidores do terrorista ao corpo.
Mas, sinceramente, não acredito em nenhuma dessas possibilidades, aquelas fotos com aparência de montagens e o não aparecimento do corpo... é no mínimo questionável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário